Luz dura e Luz difusa
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Luz dura e Luz difusa
Boas;
Lembrei-me que dava jeito explicar duas noções de luz muito importantes para qualquer trabalho de iluminação (e que aparecem mencionados no tópico de tipos de projectores por exemplo).
Luz Dura
A luz dura é:
_ altamente direccional, podendo ser restringida e localizada;
_ produzida por uma fonte com uma área pequena relativamente ao assunto a
iluminar (quando falo em área, refiro-me ao conjunto espelho/lâmpada);
_ irradiada em linha recta (vinda directamente da fonte, incidindo sobre o assunto);
_ um tipo de luz que provoca sombras bem delineadas, que ajuda a revelar o
contorno e a textura das superfícies.
A luz dura não tem necessariamente de ser uma luz potente (uma vela é um exemplo de
uma luz extremamente dura). A qualidade da “dureza” deriva da concentração (maior ou
menor) dos raios de luz.
Se uma fonte de luz dura estiver perto ou fôr de grande dimensão relativamente ao
assunto, uma certa quantidade dessa luz difracta-se à volta dos seus rebordos, diminuindo
o “recorte das sombras, suavizando-as.
A luz dura deve ser usada quando se pretende:
_ revelar ou realçar a modelação e a textura de um assunto;
_ iluminar uma parte restrita do assunto ou da cena;
_ evitar que a luz incida em áreas adjacentes (que pretendemos escurecidas).
Quando usada correctamente, a luz dura produz:
_ efeito de boa modelação, com contornos nítidos;
_ sombras que podem ajudar a definir o assunto, relacionando-o com o fundo.
No entanto, se mal usada, a luz dura produz:
_ modelação demasiado crua;
_ texturas desagradáveis e agressivas;
_ áreas importantes do assunto podem ficar sem iluminação;
_ sombras distractivas;
_ a forma do assunto pode ficar distorcida.
Luz difusa (ou suave)
Este tipo de luz resulta da dispersão da luz e é ela que provoca uma iluminação com
sombras pouco perceptíveis (logo pouco delineadas). Na natureza este tipo de luz existe
quando o sol está encoberto, quando há nevoeiro ou quando a luz solar é reflectida por
grandes superfícies. Artificialmente, podemos obter este tipo de luz por reflexão dos raios
de luz, por dispersão (utilizando filtros ou outro tipo de superfícies difusoras) ou utilizando
fontes múltiplas.
Este tipo de luz é usada para:
_ iluminar sem criar sombras ou criar sombreados subtis e graduais;
_ iluminar detalhes em zonas sombrias, sem acrescentar novas sombras;
_ reduzir ou suprimir texturas ou modelações indesejadas;
_ quando se quer iluminar uma grande área, uma só “luz de modelação” (luz
principal, dura) pode ser suplementada com uma luz suave para produzir um efeito
de uma só sombra;
_ simular luz natural oriunda da luz do céu (reflectida pela atmosfera ou difundida
pelas nuvens.
Luz Difusa
Características; Vantagens; Desvantagens
_ Não restringível
facilmente;
_ Fontes de luz de
grandes
dimensões.
_ Produz muitos meios
tons e gradação delicada;
_ Não produz sombras
distractivas;
_ Não enfatiza a
modela-ção nem a textura;
_ Não produz outras
sombras;
_ Reduz a dureza das
sombras, tornando visíveis
os detalhes na sombra.
como “luz de modelação”
_ Pode fazer com que o
assunto perca leitura,
tornando-o plano;
_ Ineficiente quando se
pretendem níveis
elevados de
iluminação.
como “luz de enchimento”
_ Dificilmente
localizável;
_ Atinge áreas adjacentes;
_ Degradação da
intensidade com a
distância, atingida
rapidamente.
Nota:
(copyright de toda esta informação na integra pertence a «2011/12 // Iluminação // 1º ano // 1º Semestre
Docente João Leal» e apenas é permitida a sua utilização para consulta e estudo. Caso contrário os posts terão de ser imediatamente apagados visto tornar-se uma situação criminosa)
Lembrei-me que dava jeito explicar duas noções de luz muito importantes para qualquer trabalho de iluminação (e que aparecem mencionados no tópico de tipos de projectores por exemplo).
Luz Dura
A luz dura é:
_ altamente direccional, podendo ser restringida e localizada;
_ produzida por uma fonte com uma área pequena relativamente ao assunto a
iluminar (quando falo em área, refiro-me ao conjunto espelho/lâmpada);
_ irradiada em linha recta (vinda directamente da fonte, incidindo sobre o assunto);
_ um tipo de luz que provoca sombras bem delineadas, que ajuda a revelar o
contorno e a textura das superfícies.
A luz dura não tem necessariamente de ser uma luz potente (uma vela é um exemplo de
uma luz extremamente dura). A qualidade da “dureza” deriva da concentração (maior ou
menor) dos raios de luz.
Se uma fonte de luz dura estiver perto ou fôr de grande dimensão relativamente ao
assunto, uma certa quantidade dessa luz difracta-se à volta dos seus rebordos, diminuindo
o “recorte das sombras, suavizando-as.
A luz dura deve ser usada quando se pretende:
_ revelar ou realçar a modelação e a textura de um assunto;
_ iluminar uma parte restrita do assunto ou da cena;
_ evitar que a luz incida em áreas adjacentes (que pretendemos escurecidas).
Quando usada correctamente, a luz dura produz:
_ efeito de boa modelação, com contornos nítidos;
_ sombras que podem ajudar a definir o assunto, relacionando-o com o fundo.
No entanto, se mal usada, a luz dura produz:
_ modelação demasiado crua;
_ texturas desagradáveis e agressivas;
_ áreas importantes do assunto podem ficar sem iluminação;
_ sombras distractivas;
_ a forma do assunto pode ficar distorcida.
Luz difusa (ou suave)
Este tipo de luz resulta da dispersão da luz e é ela que provoca uma iluminação com
sombras pouco perceptíveis (logo pouco delineadas). Na natureza este tipo de luz existe
quando o sol está encoberto, quando há nevoeiro ou quando a luz solar é reflectida por
grandes superfícies. Artificialmente, podemos obter este tipo de luz por reflexão dos raios
de luz, por dispersão (utilizando filtros ou outro tipo de superfícies difusoras) ou utilizando
fontes múltiplas.
Este tipo de luz é usada para:
_ iluminar sem criar sombras ou criar sombreados subtis e graduais;
_ iluminar detalhes em zonas sombrias, sem acrescentar novas sombras;
_ reduzir ou suprimir texturas ou modelações indesejadas;
_ quando se quer iluminar uma grande área, uma só “luz de modelação” (luz
principal, dura) pode ser suplementada com uma luz suave para produzir um efeito
de uma só sombra;
_ simular luz natural oriunda da luz do céu (reflectida pela atmosfera ou difundida
pelas nuvens.
Luz Difusa
Características; Vantagens; Desvantagens
_ Não restringível
facilmente;
_ Fontes de luz de
grandes
dimensões.
_ Produz muitos meios
tons e gradação delicada;
_ Não produz sombras
distractivas;
_ Não enfatiza a
modela-ção nem a textura;
_ Não produz outras
sombras;
_ Reduz a dureza das
sombras, tornando visíveis
os detalhes na sombra.
como “luz de modelação”
_ Pode fazer com que o
assunto perca leitura,
tornando-o plano;
_ Ineficiente quando se
pretendem níveis
elevados de
iluminação.
como “luz de enchimento”
_ Dificilmente
localizável;
_ Atinge áreas adjacentes;
_ Degradação da
intensidade com a
distância, atingida
rapidamente.
Nota:
(copyright de toda esta informação na integra pertence a «2011/12 // Iluminação // 1º ano // 1º Semestre
Docente João Leal» e apenas é permitida a sua utilização para consulta e estudo. Caso contrário os posts terão de ser imediatamente apagados visto tornar-se uma situação criminosa)
Rui_Ribeiro- Pequeno estudante de cinema
- Mensagens : 84
Óscares : 143
Data de inscrição : 22/12/2011
Re: Luz dura e Luz difusa
FOGO!!
oh rui tu sonhas com luz...
tu comes luz...
tu vais à casa de banho e despejas luz...
é luz por todos lado!
oh rui tu sonhas com luz...
tu comes luz...
tu vais à casa de banho e despejas luz...
é luz por todos lado!
luis_santos- Moderador
- Mensagens : 125
Óscares : 167
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 32
Localização : Vila de Aguçadoura, PVZ
Re: Luz dura e Luz difusa
Tenho frequência disto lol
Mas a luz é o mais importante tecnicamente. Aliás e a base da fotografia e do cinema. Sem luz não formavas imagens. Tens de saber medir luz para saber qual a abertura de diafragma que vais ter de usar na câmara. A abertura de diafragma implica-te aumentar ou reduzir a tua profundidade de campo. Acho que vou fazer um post sobre isto...
Que dizem?
Mas a luz é o mais importante tecnicamente. Aliás e a base da fotografia e do cinema. Sem luz não formavas imagens. Tens de saber medir luz para saber qual a abertura de diafragma que vais ter de usar na câmara. A abertura de diafragma implica-te aumentar ou reduzir a tua profundidade de campo. Acho que vou fazer um post sobre isto...
Que dizem?
Rui_Ribeiro- Pequeno estudante de cinema
- Mensagens : 84
Óscares : 143
Data de inscrição : 22/12/2011
Re: Luz dura e Luz difusa
Altamente meu, quanto mais melhor!
Mas não te esqueças de pores as fontes se copiares alguma coisa de algum sitio
Mas não te esqueças de pores as fontes se copiares alguma coisa de algum sitio
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