Cinema PT


Participe do fórum, é rápido e fácil

Cinema PT
Cinema PT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Three Point Lighting (esquema básico)

Ir para baixo

Three Point Lighting (esquema básico) Empty Three Point Lighting (esquema básico)

Mensagem por Rui_Ribeiro Qui Dez 29, 2011 2:34 pm

Boas;
Neste tópico vou partilhar convosco o esquema de iluminação mais simples e básico de todos. Este esquema deve ser a base de projecção para os vossos esquemas. O 3 point lighting deixou de ser usado nos finais da década de 50, devido à introdução do sistema de tv a cores e trabalho multicâmara, no entanto continua a ser a base de construção para qualquer iluminação para televisão.
O esquema conta com 3 tipos de luzes: A key light; a back light e a fill light.
- A primeira e a última luz são colocadas a 45º do objecto a iluminar. A Key light pode ser colocada no mesmo ponto da câmara.
- A back light está alinhada com as costas do assunto.
- A primeira luz a ligar e e ajustar é a key light. O projector pode ser um Fresnel ou um Redhead. O importante é ser luz dura. Coloca-se o projector em «spot» e aponta-se mais ou menos para o peito da pessoa a iluminar e depois abre-se o beam do projector para «flood», para distribuir de forma mais uniforme a luz. Esta primeira luz provoca sombras muito duras no rosto, como podem ver na imagem:

Three Point Lighting (esquema básico) Key

- Desliga-se a key light e liga-se a back light. Este projector deve estar bem alto (quase picado), porque é mais fácil de direccionar sem aparecer no plano. Aponta-se mais ou menos para as omoplatas, porém isto varia conforme a distância a que está o projector. O importante é desenhar-se a silhueta do objecto como podem ver na imagem. Esta luz serve para recortar a pessoa do fundo, especialmente quando este é negro:

Three Point Lighting (esquema básico) Back

- Desliga-se a back light e depois faz-se o ajuste da fill light. Esta é a única luz difusa do esquema, servindo para reduzir as relações de contraste causadas pelas outras luzes. O objectivo desta luz é «limpar» as sombras no rosto. O ideal é que as sombras caiam para apenas um lado do rosto. Para os homens a sombra da maçã de adão quer-se ligeiramente maior que a das mulheres e nos anos 50 e 60, a intensidade da luz era menor num esquema para uma mulher, de forma a esconder as imperfeições do rosto. O dos homens era mais intenso porque era másculo verem-se as imperfeições.

Three Point Lighting (esquema básico) Fill

- Por fim, ligam-se todas as luzes e fazem-se os últimos ajustes.

http://www.4filmmaking.com/images/3-point.jpg

As sombras do pescoço podem ser atenuadas ainda mais, basta colocar um reflector à altura do peito, ou no colo do sujeito. É por esta razão (embora o esquema tenha mais luzes) que nos noticiários o tampo da mesa é branco. Este esquema pode também ser usado em cinema se for a intenção dar um aspecto de cinema noir.

Nota:A explicação aqui é algo simplificada, para que este tópico se possa expandir com questões e mais informações. Quando se fala aqui em ajuste, significa ter as relações de medição de cada luz pelo fotómetro o mais próximo possível. As medições devem andar por volta dos 1600k ou 1800K (Kelvin). A ordem de afinação das luzes não é obrigatória, lembro que esta é apenas a minha forma de trabalhar.
Quanto a trabalhar com fotómetro, acho que era boa ideia fazer-se um tópico.
Rui_Ribeiro
Rui_Ribeiro
Pequeno estudante de cinema

Mensagens : 84
Óscares : 143
Data de inscrição : 22/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos