Cinema PT

Three Point Lighting (esquema básico)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Three Point Lighting (esquema básico)

Mensagem por Rui_Ribeiro em Qui Dez 29, 2011 2:34 pm

Boas;
Neste tópico vou partilhar convosco o esquema de iluminação mais simples e básico de todos. Este esquema deve ser a base de projecção para os vossos esquemas. O 3 point lighting deixou de ser usado nos finais da década de 50, devido à introdução do sistema de tv a cores e trabalho multicâmara, no entanto continua a ser a base de construção para qualquer iluminação para televisão.
O esquema conta com 3 tipos de luzes: A key light; a back light e a fill light.
- A primeira e a última luz são colocadas a 45º do objecto a iluminar. A Key light pode ser colocada no mesmo ponto da câmara.
- A back light está alinhada com as costas do assunto.
- A primeira luz a ligar e e ajustar é a key light. O projector pode ser um Fresnel ou um Redhead. O importante é ser luz dura. Coloca-se o projector em «spot» e aponta-se mais ou menos para o peito da pessoa a iluminar e depois abre-se o beam do projector para «flood», para distribuir de forma mais uniforme a luz. Esta primeira luz provoca sombras muito duras no rosto, como podem ver na imagem:



- Desliga-se a key light e liga-se a back light. Este projector deve estar bem alto (quase picado), porque é mais fácil de direccionar sem aparecer no plano. Aponta-se mais ou menos para as omoplatas, porém isto varia conforme a distância a que está o projector. O importante é desenhar-se a silhueta do objecto como podem ver na imagem. Esta luz serve para recortar a pessoa do fundo, especialmente quando este é negro:



- Desliga-se a back light e depois faz-se o ajuste da fill light. Esta é a única luz difusa do esquema, servindo para reduzir as relações de contraste causadas pelas outras luzes. O objectivo desta luz é «limpar» as sombras no rosto. O ideal é que as sombras caiam para apenas um lado do rosto. Para os homens a sombra da maçã de adão quer-se ligeiramente maior que a das mulheres e nos anos 50 e 60, a intensidade da luz era menor num esquema para uma mulher, de forma a esconder as imperfeições do rosto. O dos homens era mais intenso porque era másculo verem-se as imperfeições.



- Por fim, ligam-se todas as luzes e fazem-se os últimos ajustes.

http://www.4filmmaking.com/images/3-point.jpg

As sombras do pescoço podem ser atenuadas ainda mais, basta colocar um reflector à altura do peito, ou no colo do sujeito. É por esta razão (embora o esquema tenha mais luzes) que nos noticiários o tampo da mesa é branco. Este esquema pode também ser usado em cinema se for a intenção dar um aspecto de cinema noir.

Nota:A explicação aqui é algo simplificada, para que este tópico se possa expandir com questões e mais informações. Quando se fala aqui em ajuste, significa ter as relações de medição de cada luz pelo fotómetro o mais próximo possível. As medições devem andar por volta dos 1600k ou 1800K (Kelvin). A ordem de afinação das luzes não é obrigatória, lembro que esta é apenas a minha forma de trabalhar.
Quanto a trabalhar com fotómetro, acho que era boa ideia fazer-se um tópico.
avatar
Rui_Ribeiro
Pequeno estudante de cinema

Mensagens : 84
Óscares : 143
Data de inscrição : 22/12/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum